Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 18/07/2018 23:07 - por: INTERSUL - Visualizações: 558

CAMPANHA EXTRAORDINÁRIA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS - PRESTAÇÃO DE CONTAS


CAMPANHA EXTRAORDINÁRIA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Desde a década de 90, os sindicatos da Intersul travam uma luta permanente na defesa dos trabalhadores, da sociedade e do patrimônio público. Em 2016 esta luta se intensificou na medida em que as ações do governo golpista trouxeram a privatização para o centro do debate, seja no campo político, seja no campo midiático.

Para se contrapor ao projeto de entrega do patrimônio público em curso nesse período recente, os sindicatos da Intersul, que participam do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), realizaram em 27/10/2016 o primeiro de centenas de grandes atos contra a privatização do setor elétrico. Estes atos faziam parte de um calendário com manifestações públicas contra a privatização, no Rio de Janeiro, Recife e em Florianópolis. Ao longo de 2017, as manifestações com grande participação dos trabalhadores se reproduziram em inúmeras localidades por todo o Brasil, incluindo a participação em Greves Gerais, manifestações de rua na frente das empresas, e nas audiências públicas em Câmaras de Vereadores, Assembleias Estaduais e no Congresso Nacional, promovidas pelas entidades sindicais.

Diante dos altos custos financeiros para fazer frente à esta luta contra a privatização, diversos coletivos sindicais pelo Brasil afora realizaram campanhas extraordinárias para arrecadar fundos. Neste sentido, com aprovação dos trabalhadores da Eletrosul em assembleias, os sindicatos da Intersul criaram um fundo especial, constituído por contribuições extraordinárias de diversas entidades e dos próprios trabalhadores que contribuíram diretamente para a efetivação do fundo. A primeira contribuição ao fundo veio do saldo remanescente de um fundo pré-existente na Intersul desde a década de 90 e que vinha sendo resgatado pontualmente ao longo dos anos exclusivamente para atividades voltadas à luta contra a privatização. Entidades como a APROSUL, a APOUS e o SINERGIA, fizeram contribuições adicionais em parcelas mensais a partir de agosto de 2017, que se somaram às contribuições individuais dos trabalhadores da Eletrosul, que depositaram livremente sua contribuição no fundo ou autorizaram expressamente o desconto mensal no salário no valor de 50 reais durante 8 meses.



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal