Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 549

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA ELETROSUL


MANIFESTO DOS TRABALHADORES

Reunidos em Florianópolis-SC nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2012, nós, participantes do 2º Congresso dos trabalhadores da Eletrosul, resolvemos assim nos manifestar:

Concordamos com a proposta do governo federal de baixar o preço da energia elétrica, mas discordamos de que esta redução favoreça mais o setor empresarial do que os consumidores domésticos. Por acreditar que a energia é um bem público imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do país e que a produção deste bem essencial deve estar a serviço da sociedade brasileira, em especial das populações mais carentes, entendemos que a medida do governo mantém esse contrassenso: o povo em geral continuará pagando energia mais cara do que é cobrada dos grandes empresários.

Ainda, a decisão do governo federal que antecipa o vencimento e prorroga as concessões do setor elétrico contêm, em sua forma original, medidas que impactam negativamente a saúde financeira das empresas estatais, reduzindo sua capacidade de investimento e pondo em risco a manutenção da qualidade dos serviços prestados, em razão da forte redução dos recursos destinados à manutenção e operação do sistema.

Por não concordarmos que a redução dos custos esteja centralmente baseada na diminuição de gastos com pessoal, nos contrapomos a todas as medidas que possam vir a ser implementadas pelas direções das empresas do Sistema Eletrobras que impliquem na redução do nível de emprego, na redução de conquistas e benefícios dos trabalhadores e na falta de atendimento às obrigações com os atingidos pelas obras. Da mesma forma, nos posicionamos contrariamente à terceirização da mão de obra, que resulta na precarização dos serviços e num maior número de acidentes e mortes.

Os gestores dessas empresas, para se preservarem nos cargos, atuam de forma submissa aos ditames do governo federal e, além de não protegerem o patrimônio do povo brasileiro - as estatais - ainda querem aumentar a exploração dos trabalhadores.

Buscamos, com a participação neste congresso, nos apropriar de informações
mais claras sobre a conjuntura que envolve o setor elétrico e elaborar propostas que visem a garantir os interesses de todos empregados do Sistema Eletrobras e, de modo especial, os da Eletrosul. Neste sentido, estamos dispostos a executar ações em conjunto com os empregados das demais empresas através dos Sindicatos, da Federação Nacional dos Urbanitários e da Plataforma Operária e Camponesa para Energia. Utilizaremos de todos os meios para fazer valer o respeito aos trabalhadores de um setor vital para a sociedade.

Florianópolis, 07 de dezembro de 2012.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal