Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 573

Representantes trabalhadores se manifestam na AGE


Representantes dos trabalhadores se manifestam na AGE da Eletrosul.

O Sinergia, na qualidade de acionista minoritário, representado pelo diretor Carlos Alberto de Souza, participou da 134ª AGE e manifestou a posição da Intersul de apoio à prorrogação das concessões do setor elétrico. No entanto, a entidade registrou declaração de voto se posicionando contrária ao quadro gravíssimo em que a MP 579 coloca os trabalhadores do Sistema Elétrico, especialmente os vinculados ao grupo Eletrobras. A declaração de voto alertou sobre a possibilidade de demissões em massa, retirada de direitos dos trabalhadores, aumento da terceirização e o enfraquecimento brutal de empresas que são polos regionais de desenvolvimento.

Além disto, os atingidos pelas obras podem ter seus direitos reduzidos ou não atendidos. Os valores estipulados pela MP para cobrir os custos de Operação e Manutenção das empresas são inferiores à necessidade real existente e, nessa linha, o papel do sindicato é alertar sobre os riscos que isto representa.

O representante dos trabalhadores no CA da Eletrosul, Dinovaldo Gilioli, acionista minoritário decorrente de ação adquirida em função da representação no Conselho, também participou da reunião e ratificou a posição do Sinergia, acrescentando a solicitação de que todos os pontos que possam ser revisados com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro da Empresa e a prestação de serviços com qualidade à sociedade, sejam encaminhados pela Diretoria da Eletrosul e/ou pelo Conselho de Administração aos órgãos competentes após a assinatura do Termo Aditivo à renovação das concessões em discussão.

Alternativamente, o sindicato e o representante dos trabalhadores no CA defendem mudanças na Medida Provisória que garantam uma energia mais barata para o consumidor, o fortalecimento das empresas estatais, a manutenção dos empregos e dos direitos dos empregados, o fim das terceirizações que matam centenas de trabalhadores em todo pais a cada ano e a garantia de atendimento dos direitos dos atingidos pelas obras.

Com as declarações de voto registradas, tanto o Sinergia e os demais sindicatos integrantes da Intersul, quanto a representação dos trabalhadores no CA manifestam sua posição favorável à renovação das concessões e a redução das tarifas de energia elétrica, assim como deixam claro o posicionamento de que a renovação das concessões tem que beneficiar mais a sociedade e os trabalhadores.

Será este o foco da atuação das entidades e das representações dos trabalhadores em todas as esferas onde as medidas estejam sendo tomadas.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal