Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 550

Patrocinar time de futebol é bom pra quem?


Patrocinar time de futebol é bom pra quem?

No período medieval as autoridades estabelecidas admitiam que problemas como pestes, terremotos, doenças e miséria social poderiam ser causadas por hereges, bruxas, adoradores do diabo. Dentro desta lógica, era aceitável jogar uma mulher em um rio e observar. Caso ela se afogasse era considerada inocente, caso contrário era considerada bruxa e então queimada. Tais autoridades da época, equivalentes aos nossos atuais juízes, ministros, presidentes etc, eram tão respeitadas quanto são nossas autoridades contemporâneas. Agiam dentro da legalidade e com a anuência da população.

As autoridades, de forma alguma, eram tolas ou irracionais, muito pelo contrário, eram pessoas bem sucedidas em seu tempo e local.
Contudo, o sistema de crenças que sustentava o raciocínio lógico da época viabilizava que tais perversões acontecessem.
Dentro da lógica neoliberal, que vem seduzindo o presidente e demais diretores da Eletrosul, parece racional (e até mesmo uma economia) gastar 25.840.000,00 de recurso próprio da empresa em marketing através de patrocínio para o Avaí e Figueirense. Surgem até análises quantitativas para argumentar o ?retorno financeiro? que tal doação dá à empresa.

A mesma lógica não permite correlacionar o patrocínio e a suposta economia com a nova política de operação, que tortura os empregados e suas famílias. Que desrespeita pressupostos básicos de saúde e segurança. Não permite enxergar que o dinheiro que foi doado, é o mesmo que poderá faltar para realizar um trabalho com mais qualidade e sem precarização. Esta lógica neoliberal, é bem capaz de não permitir que os trabalhadores lembrem-se desta doação, quando os sindicatos forem negociar a PLR de 2012. Ela talvez dificulte uma compreensão mais nítida de que o investimento em marketing não é para fortalecer a Eletrosul enquanto empresa pública e sim para que a empresa apareça mais aos olhos do mercado e a pessoa da foto, com o ?cheque? na mão, seja (re)conhecida. Ou acaso não havia um palco cheio de políticos, no dia da assinatura da renovação do patrocínio, na sede da Eletrosul, onde muitos aplausos foram dados pelo seu ?grande feito? como se fosse fruto de prestígio pessoal.

E, num ato de gestão, a diretoria da Eletrosul e, principalmente o presidente Eurides Mescolotto, converteu o belo e desejado ato de patrocinar o esporte brasileiro, em uma milionária espoliação da empresa pública, ?doando? um enorme volume de recursos próprios para clubes privados. Leia-se, para empresas privadas. Converteu os empregados, apaixonados por seus times, e a todos que ali estavam, em pagadores involuntários da conta.
É necessário que os trabalhadores olhem e enxerguem. É necessário que tirem suas próprias conclusões, formem sua própria opinião, reflitam criticamente sobre o que é feito com o produto do seu trabalho e de seu tempo de vida laboral.

Leia o boletim completo da INTERSUL no link abaixo:
http://www.intersul.org.br/lista.php?type=BOINTERSUL


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal