Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 03/11/2022 00:11
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_067 22_de_03-11_Dividir Para Conquistar - Engie

CAMPANHA DATA BASE 2022

DIVIDIR PARA CONQUISTAR

Dividir para conquistar é uma antiga estratégia de guerra utilizada em batalhas para agilizar e facilitar as vitórias.

Os empregados já perceberam que a empresa, ao condicionar o pagamento do terceiro vale à aprovação do ACT, tem como objetivo “apressar” o fechamento do acordo sem analisar os procedentes questionamentos dos empregados, em relação aos itens da pauta que não foram atendidos, bem como tratamento desigual e injusto dado ao conjunto dos empregados.

Dentre os vários comentários que recebemos dos empregados sobre essa manobra da Empresa, este resume tudo: “estão nos comprando com nosso próprio dinheiro”.

Sem apresentar nada de novo, a empresa coloca um “bode” na sala, condiciona o pagamento do terceiro vale à aprovação do ACT.  Essa estratégia da empresa, tem como intenção principal jogar os empregados contra as entidades que compõem a Intersul. Não caia nessa cilada, participe das assembleias presenciais e tire suas próprias conclusões.

Essa manobra do “tira vale, volta vale”, retira o foco do que precisamos realmente debater, enquanto isso... a empresa reduz nossa referência salarial de admissões e promoções para 70% do Mercado, além de congelar este valor por não corrigir com a recomposição devida no ACT; trata os empregados de forma desigual nas Promoções por Antiguidade, retirando dos admitidos a partir de 1º de abril de 2020; Tratamento injusto e desigual também nas contribuições na PREVIG, com contribuições rebaixadas até o valor da URP (R$ 6.129,14); mantém congelados procedimentos e benefícios há 5 anos.

Quem pariu “Mateus Terceiro do Vale” que o embale!

A empresa criou um clima desagradável entre os empregados, com o objetivo de fechar o ACT sem maiores questionamentos e impedir os Sindicatos de conversarem com os empregados em assembleias presenciais.  A ENGIE impõe uma condição de “pressão” quando estipula prazo de fechamento de acordo para inviabilizar a realização de assembleias presenciais, fato que nos causa estranheza, pois entregamos nossa pauta no dia 22/09 e até a última rodada de negociações (18/10) parecia não terem pressa para fechar o Acordo.

Empregados vem relatando realização de reuniões onde os superiores hierárquicos estão “estimulando” os empregados a enviarem e-mail para os Sindicatos solicitando assembleia “on line”. Consideramos esta atitude, no mínimo, antiética e um assédio à liberdade sindical e tomaremos providencias.

DIVIDIR PARA CONFUNDIR

Este é o jogo do PATRÃO dividir os empregados, não caia nesta jogada, ao criar um clima de disputa de “final de copa do mundo” em relação ao modelo de assembleias (presenciais x “on line”) a empresa retira o foco da proposta desigual, portanto injusta, que apresentou aos Sindicatos.

A quem interessa o modelo “on line” de assembleias que fragiliza os debates e dificulta o aprofundamento da avaliação das condições de trabalho?

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS EM SEU LOCAL DE TRABALHO.

LÁ VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal