Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 28/10/2022 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_063 22_de_27-10_Pela Liberdade Sindical na Engie

CAMPANHA DATA BASE 2022

PELA LIBERDADE SINDICAL

Os livres não pedem licença, exercem seu direito”.Somos livres para exercer nossas escolhas sindicais e a empresa não pode intervir em nossa liberdade, veja o que está escrito no ARTIGO 5º - Respeito pelos Direitos Sindicais, item 26 do Acordo Quadro Mundial sobre os Direitos Fundamentais e a Responsabilidade Social da ENGIE,  que a empresa assinou com as Federações INTERNACIONAIS, com participação da INTERSUL.

  1. A ENGIE respeita as Convenções da OIT nº 87 e 98 relativas à liberdade de associação e à negociação coletiva e, como tal:
    • Cuidará que as suas filiais garantam um ambiente livre e aberto em matéria de exercício dos direitos à liberdade sindical e que se comprometam a respeitar uma estrita neutralidade quanto à escolha dos seus empregados de formar ou filiar-se a um sindicato,
    • A ENGIE proíbe qualquer comunicação desleal (injusta ou arbitrária) destinada a influenciar as decisões dos seus empregados quanto à filiação e à representação sindicais, assim como qualquer forma de discriminação baseada na filiação e na atividade sindical nas suas políticas e práticas de recrutamento, remuneração e evolução de carreira. 

ASSEMBLEIAS PRESENCIAIS DIREITO DE TODOS

Diante desta liberdade escolhemos realizar as assembleias em cada local de trabalho, como sempre fizemos. Cabe aos Sindicatos, determinar a forma de sua atuação e a empresa não pode interferir nesta decisão.

Nossa decisão também está baseada nas Assembleias de Pauta, quando debatemos com os empregados a forma das assembleias e por consenso definimos que a melhor forma para as assembleias é a presencial por local de trabalho, oportunidade em que os empregados nos concederam a Outorga para representa-los nas negociações.

DEVER DE VIGILÂNCIA

No Acordo Quadro Mundial sobre os Direitos Fundamentais e a Responsabilidade Social da ENGIE a empresa se manifesta de forma objetiva com relação a Violação de Direitos de seus empregados, temos recebido manifestações de empegados sobre diversos casos que podem ser configurados como assédio, é nosso dever como signatários do Acordo, divulgar o canal seguro para denúncias. 

O direito de denúncia deve ser exercido se de alguma forma a empresa através do superior hierárquico tentar influenciar sua participação em assembleias ou a definição de sua votação, inclusive os empregados são livres para participar da pesquisa ENGIE ME.

 “Em conformidade com a lei francesa relativa ao dever de vigilância, o plano de vigilância da ENGIE reúne todas as medidas implementadas para prevenir, nas suas atividades, as violações graves dos direitos humanos (entre os quais os direitos trabalhistas e das organizações sindicais), as liberdades fundamentais, a saúde e a segurança, bem como o meio ambiente. 

  1. Qualquer situação inapropriada ou não conforme aos princípios do Grupo ou às leis e regulamentos aplicáveis pode ser notificada por meio do dispositivo de alerta mencionado no Art. IIº. 1 do presente acordo relativo ao dever de vigilância.” 

Sistema de denúncias da Engie

Para denúncias acesse o link: https://www.engie.com/en/ethics-and-compliance/whistleblowing-system

 

Acesse e conheça a versão final da Pauta de Reivindicações

Link Pauta de Reivindicações: http://www.intersul.org.br/dowtoda.php?id=3873

 

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS EM SEU LOCAL DE TRABALHO. VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal