Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 25/10/2022 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_062-22_de_25-10_Intersul Nossa Meta Acordo Justo na Engie

CAMPANHA DATA BASE 2022

NOSSA META É UM ACORDO JUSTO

Às vésperas de iniciar mais uma Copa do Mundo de Futebol, esporte que se joga entre duas metas, poderíamos dizer que “os jogos” do nosso Acordo Coletivo de Trabalho parecem estar também entre duas metas: a meta dos empregados que é um acordo justo e a meta da empresa, a de fechar o acordo para rodar a folha de novembro.

Qual destas metas te parece mais relevante: fechar o acordo de qualquer jeito, através de uma assembleia virtual para rodar a folha de novembro ou debater com todos os empregados os parâmetros de um ACORDO JUSTO?

Nossa posição é clara e aberta, tanto na mesa de negociação como nas assembleias e em nossos informativos: cada empregado, em cada local de trabalho, merece a mesma atenção e faremos assembleias em todos os locais de trabalho.

MENSAGEM NEGATIVA

A necessidade da empresa de cumprir a meta de fechar o ACT até a data de rodar a folha de novembro passa uma mensagem negativa e ameaçadora para os empregados, fato que já ocorreu no ano passado e não pegou muito bem, contaminando os debates com um clima desagradável, postura essa que não deve estar entre as melhores práticas do mercado.

Na data base passada recebemos vários relatos de empregados indignados com a postura da empresa e protestaram votando pela rejeição da proposta. Esperamos que em uma mensagem construtiva a empresa reveja a sua posição, não condicionando a data do resultado das assembleias com a retirada do terceiro vale que neste ano completa o sétimo ano consecutivo no Acordo Coletivo de Trabalho, respeitando assim, o direito dos empregados de discutirem presencialmente o seu ACT.

Essa postura não está coerente com o compromisso assumido no Acordo Quadro Mundial sobre os Direitos Fundamentais e a Responsabilidade Social da ENGIE, uma vez que o objetivo da empresa é intervir nos encaminhamentos dos sindicatos e ainda influenciar nas decisões dos empregados. Observem o que está escrito no item 26:

  1. A ENGIE respeita as Convenções da OIT nº 87 e 98 relativas à liberdade de associação e à negociação coletiva e, como tal:

Cuidará que as suas filiais garantam um ambiente livre e aberto em matéria de exercício dos direitos à liberdade sindical e que se comprometam a respeitar uma estrita neutralidade quanto à escolha dos seus empregados de formar ou filiar-se a um sindicato,

A ENGIE proíbe qualquer comunicação desleal (injusta ou arbitrária) destinada a influenciar as decisões dos seus empregados quanto à filiação e à representação sindicais, assim como qualquer forma de discriminação baseada na filiação e na atividade sindical nas suas políticas e práticas de recrutamento, remuneração e evolução de carreira. 

INTERSUL PROPÔS TROCA DE DATA BASE

A INTERSUL com o objetivo de afastar as negociações das festas e não contaminar o clima de final de ano propôs a troca da data-base para 1º de outubro. Em 2019 realizamos a última assembleia no dia 19 de dezembro.

Consideramos ser uma proposta que beneficia todos os envolvidos, pois garante o resultado final das negociações em tempo hábil para o fechamento da folha sem a necessidade de os empregados serem pressionados pela empresa. Para isso basta a empresa reconsiderar a sua posição em mesa com relação à cláusula apresentada pela representação dos empregados.

VOTO SECRETO NAS ASSEMBLEIAS

Devido a relatos de haver superiores hierárquicos pressionando empregados a votarem a favor da proposta da empresa, a coordenação da INTERSUL com o objetivo de preservar o clima de trabalho e o direito dos empregados de exercerem livremente o seu voto, deliberou pelo voto secreto nas assembleias, processo esse amplamente utilizado pelas entidades.

A prática desses superiores pode ser inclusive, considerada assédio e vai no sentido contrário à posição da empresa no Acordo Quadro Mundial sobre os Direitos Fundamentais e a Responsabilidade Social da ENGIE no Artigo 6º - Prevenir e lutar contra toda forma de assédio.

28.A ENGIE oferece aos seus funcionários um ambiente de trabalho no qual são tratados com respeito e dignidade. A ENGIE rejeita qualquer forma de assédio, abuso e violência por ocasião das relações de trabalho, qualquer que seja o local onde se exercem. O Grupo cuida de disponibilizar para os seus funcionários um ambiente de trabalho respeitoso das suas liberdades individuais e da sua vida privada.

 

Acesse e conheça a versão final da Pauta de Reivindicações

Link Pauta de Reivindicações: http://www.intersul.org.br/dowtoda.php?id=3873

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal