Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 15/05/2023 00:05
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_021-23_de_15-05_PLR 2023 Intersul Inicia Negociações - Engie

PLR 2023

INTERSUL INICIA NEGOCIAÇÕES

Na reunião que aconteceu no dia 03/05/23 a ENGIE apresentou os resultados da PLR 2022 e a INTERSUL reapresentou suas propostas para melhorar o Acordo de PLR no que se refere a forma de distribuição, elegibilidade e troca de informações.

As propostas da INTERSUL para melhorar o Acordo de PLR se baseiam nas avaliações recebidas dos empregados nos últimos quatro anos, neste período os empregados sistematicamente manifestaram contrariedades com o atual modelo de PLR o que culminou com a rejeição nas assembleias no ano passado por 2/3 dos participantes. Seguem as propostas apresentadas pela INTERSUL:

ADIANTAMENTO

Com relação ao valor do adiantamento a INTERSUL propõe reajustar o valor para R$ 2.700,00 e limitar o desconto em 25% da remuneração. O limite do desconto em 25% tem como objetivo elevar o valor pago para os empregados com salários mais baixos.

AJUSTE DO POOL

O Ajuste do POOL tem causado descontentamento generalizado entre os empregados, e pelo terceiro ano consecutivo supera a casa dos 13% causando um sentimento de perda. A INTERSUL apresenta duas propostas para melhorar esta questão, com objetivo de fazer uma distribuição mais justa da PLR:

1 - Na primeira opção os valores utilizados para “premiar os melhores desempenhos” seriam aqueles deixados de serem pagos pelo não atingimento das metas dos menores desempenhos. Neste formato não haveria necessidade de “AJUSTE DO POOL” e todos receberiam no mínimo a meta atingida. Na atual forma de distribuição todos sofrem descontos em relação a meta atingida. Em relação a PLR 2022 paga em 28/04 os menores valores pagos em números de remunerações ficaram entre 2,23 e 2,51 e os maiores chegaram a 4,18 remunerações.

Este ajuste atende os interesses dos empregados e traz um sentimento de distribuição mais justa.

2 - A segunda opção apresentada pela INTERSUL é a redução do percentual dos alavancadores que no atual Acordo iniciam em 50% e chegam a 150% do atingimento das metas. Com a redução proposta pela INTERSUL ficariam limitados entre 75 e 125, e reduziriam a necessidade de ajuste do POOL.

As duas propostas apresentadas pela INTERSUL não são excludentes e com certeza tornariam mais justa a distribuição da PLR.

ELEGIBILIDADE

Com relação a elegibilidade a proposta da INTERSUL é tratar todos os empregados da mesma forma incluindo todos no programa, assim como está previsto no Acordo Quadro Mundial. Na proposta inicial do novo modelo de PLR em 2019, a empresa excluía todos os empregados que não estivessem em atividade na empresa, com uma lógica utilitarista de que empregados afastados por auxilio doença, acidente de trabalha, licença maternidade, licença paternidade e cedidos para o Sindicato não contribuíam para o resultado da empresa. Esta posição utilitarista contrária aos compromissos tão enaltecidos pela empresa com o amparo e o respeito aos empregados enquanto seres humanos, foi superada quando a empresa aceitou incluir os empregados afastados por acidente do trabalho, licença paternidade e licença maternidade, no entanto a empresa insiste em excluir do pagamento integral no programa os empregados afastados por doença e cedidos para o Sindicato. Esta lógica utilitarista passa a desagradável mensagem aos empregados de que somos considerados importantes só enquanto somos úteis, porém quando precisamos nos afastar para um tratamento de saúde não somos mais importantes e ficaremos desamparados.

TROCA DE INFORMAÇÕES

A troca de informações em relação ao Programa de PLR está a quem das necessidades para acompanhamento do cumprimento do acordado e dificulta uma avaliação mais precisa e consistente sobre os resultados do Acordo de PLR. Entre as questões que precisamos destacar encontra-se a Versão Orçamentária V1, o resultado das metas das UO’s e o expurgos previstos no programa. A troca de informações além de ser um direito dos empregados é um dever dos dirigentes sindicais de acompanhar o cumprimento do acordo e está previsto na legislação da PLR.

PESQUISA SOBRE A PLR 2022

A INTERSUL estará promovendo nos próximos dias uma pesquisa para obter informações e opinião dos empregados em relação aos resultados e acordo de PLR. Sua contribuição é muito importante e vai orientar as intervenções dos dirigentes sindicais da INTERSUL nas negociações da PLR 2023 que estamos realizando.

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal