Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 06/12/2022 00:12
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_079-22_de_06_12_Pagamento_da_PLR2021

PAGAMENTO DA PLR 2021 ABRANGE ANISTIADOS E NÃO TERÁ DESCONTO DOS 25%

 

Sindicatos e trabalhadores unidos jamais serão vencidos 

 

Quase a totalidade das entidades sindicais que compõem o CNE já finalizaram as assinaturas do Termo de Pactuação da PLR 2021, conforme ajustado na audiência de conciliação na qual o acordo foi fechado. Agora é só aguardar o pagamento pelas empresas, previsto para o dia 09/12/2022, mesma data em que também deve acontecer o pagamento da última parcela restante do decimo terceiro salário. 

 

Cabe destacar mais uma vez, que o resultado do processo que agora se encerra com o pagamento da PLR 2021 foi uma grande conquista das entidades representativas dos trabalhadores, especialmente do Coletivo Nacional dos Eletricitários, que coordenou e encaminhou a negociação, orientou as entidades para o processo de mediação, que ao final retomou as condições que os trabalhadores haviam aprovado no início das negociações. Esta grande vitória dos trabalhadores teve forte impacto positivo, pois nesta PLR 2021 foi excluída a cláusula que estabelecia o famigerado desconto dos 25% referente a supostas dívidas de exercícios anteriores, e os trabalhadores anistiados que não vinham recebendo PLR passaram a receber.

 

Estes dois avanços, entre outros conquistados nesta PLR, foram sem dúvidas os mais significativos para os trabalhadores. Foram conquistas obtidas por meio da luta, e da atuação política e jurídica coordenada pelo CNE. O pagamento da PLR 2021 e as divergências dos trabalhadores quanto a proposta da Eletrobras chegou a compor a pauta de uma greve proposta e realizada pelas entidades que compõem o CNE.

 

Importante também destacar que nem todas as entidades sindicais acreditaram nesta luta, no entanto o CNE e a Intersul estiveram sempre na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e envidaram todo tipo de esforços para chegar a este resultado. Estes esforços implicam além da postura combativa, o empenho de outros recursos no âmbito jurídico e financeiro.

 

Para fazer frente a esta luta, ainda no início das negociações, os sindicatos da Intersul aprovaram em assembleias a Contribuição Assistencial de 0.5% (meio por cento) sobre a PLR 2021, a ser descontada por ocasião do pagamento e repassada ao Fundo Financeiro da Intersul.

 

A Intersul comunica aos trabalhadores que vai acatar eventuais oposições a este desconto, todavia é fundamental que os trabalhadores compreendam que fazer a luta e manter os sindicatos em condições de combater os ataques e a tentativa de desmonte das entidades representativas tem custado cada vez mais caro. Ainda assim, caso o trabalhador não concorde com a contribuição em favor da Intersul, poderá solicitar a devolução do valor efetivamente repassado depois que a CGT Eletrosul informar a lista dos descontos. Para pedir a devolução procure o sindicato da Intersul no qual seja filiado, por email, ou pessoalmente através do um dirigente sindical.

 

PLR 2022:  A Comissão de Negociação da PLR 2022 com a Eletrobras, da qual a Intersul participa tem reunião agendada para dia 08/12/2022.  Juntos vamos vencer mais uma batalha.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal