Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 28/02/2014 00:02
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


informe_eletronico_do_conselheiro_-_nº 58 de 05-03-13

Informe Eletr@nico dos Conselheiros

 

Nº. 058                                     05/03/14

 

Uma no cravo outra na ferradura!

 

Este ditado popular explica bem o momento que estão vivendo as usinas térmicas a carvão da Tractebel Energia.

 

Na reunião do Conselho de Administração do dia 20/02, foi aprovada a substituição dos precipitadores eletrostáticos das unidades 1 e 2 do complexo termelétrico Jorge Lacerda, significando uma sobrevida importante para aquelas plantas.

 

Há tempos temos vivido o fantasma de fechamento das usinas térmicas mais antigas que, por sua eficiência, não estariam dentro das regras surrealistas estabelecidas pela ANEEL.

 

As “velhinhas” na prática têm demonstrado que ainda tem muito “carvão” para queimar, principalmente em momentos como este que estamos vivendo no setor elétrico; uma matriz predominante hidráulica tem suas fragilidades que não serão supridas, em curto espaço de tempo, por energias alternativas (eólica e fotovoltaica).

 

Portanto, a aprovação da substituição dos precipitadores é “uma no cravo”, uma decisão acertada e necessária.

 

Recentemente em entrevista ao CanalEnergia o Presidente Zaroni disse que a Tractebel estará analisando, até o final do ano, se a usina de Charqueadas no RS será economicamente viável após a resolução nº 500 da Aneel, que reduziu o reembolso de combustível. Entre as alternativas estudadas pela Empresa estão, até mesmo, o seu fechamento ou venda. “Uma na ferradura”.

 

Nossa preocupação é que somente a questão econômica seja parâmetro de análise de viabilidade das usinas térmicas e que não seja considerada a importância social que têm nas regiões onde estão instaladas, além do papel estratégico que representam na matriz energética do país.

 

De nossa parte não faltará, como sempre, no âmbito do Conselho bem como junto ao órgão regulador, parlamentares e governo, o empenho na busca da manutenção destas usinas e dos empregos diretos e indiretos gerados por elas.

 

BARBOSA - (48) 8402-4397– barbosa@intersul.org.br

 

BETINHO - (51) 97045304betinho@intersul.org.br

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal